sexta-feira, 27 de maio de 2011

Licenciatura em Sociologia

O Coordenador da UAB da Universidade Federal de Santa Maria confirmou ontem, a oferta do curso de Licenciatura em Sociologia, pela UFSM, no Polo da UAB de Cachoeira do Sul.
            O curso contempla uma demanda expressiva do nosso município e região.Para o Polo de Cachoeira do Sul serão ofertadas 50 vagas.
            O vestibular está previsto para julho e o início das aulas para agosto de 2011.(DATAS A CONFIRMAR)

SOBRE O CURSO:
A Sociologia tem como objetivo geral descrever, diagnosticar, interpretar e/ou explicar as Relações Sociais, Culturais e Políticas. Para a licenciatura em Sociologia, os objetivos apresentam seu ponto de amarração no campo amplo das ciências sociais.
Quanto aos objetivos voltados à formação de licenciados em Sociologia, vale sublinhar:
- dotar os acadêmicos das competências pedagógicas necessárias à consecução de um estudante do Ensino Médio pleno no exercício da cidadania (conforme Parecer 038/2006/CNE);

- fazer que os acadêmicos venham a dominar os recursos didáticos exigidos à perfeita transmissão de conhecimentos da Sociologia e, por implicação, das ciências sociais, servindo como interlocutor competente na formação de alunos críticos e autônomos no exercício da análise dos grandes, pequenos e cotidianos dilemas e problemas da vida social;

- fazer que o acadêmico, para além das competências estritamente didáticas, possa reunir as qualidades ótimas para o desempenho do papel de gestor nas relações burocrático-legais e de poder no contexto escolar, entendendo-se a gestão escolar como gestão de processos educativos que abrangem a todas as atividades e objetivos.

As áreas de atuação para o Licenciado em Sociologia são:

- docência em Sociologia e em Sociologia da Educação;

- docência em Antropologia e Ciência Política;

- docência em áreas afins – Antropologia da Educação, Políticas Públicas de Educação.

Esferas Institucionais de atuação:

- escolas de Ensino Médio e Ensino Fundamental.

- Centros de Ensino: Supletivo; Pré-vestibular; Universidades, Escolas Técnicas-Pós-Médio;

- empresas e entidades públicas e privadas que atuam no campo da formação profissional e agregam em seus cursos módulos de ensino como Cidadania, Cidadania e Cultura, Trabalho e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário