1. Dados do curso
Carga horária: 60 horas/aula (03 horas/aula por sábado, total 20 sábados).
Clientela: Alunos oriundos de escolas públicas
Total de alunos: 24
Período: junho a outubro de 2011
Início do Curso: 04/06/2011
Dias / Horário: Aos sábados, das 13h30min às 16h
Local de realização: Pólo da Universidade Aberta do Brasil em Cachoeira do Sul
Responsável: Profª tutora Édila Dutra
2. Introdução
O Ministério da Educação e as secretarias de educação, vem concentrando seus esforços no sentido de oferecer à população uma escola pública de qualidade. Em decorrência disto, faz-se necessário a formação adequada e o aprimoramento constante dos professores das redes de ensino.
Foi visando proporcionar a estes profissionais uma formação de qualidade e acessível que o Ministério da Educação criou a Universidade Aberta do Brasil (UAB), com pólos em grande parte dos municípios brasileiros.
Estes pólos da UAB tem sido um lugar privilegiado de formação de professores, contando com as mais renomadas universidades federais e no pólo de Cachoeira dos Sul não é diferente, possui cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Instituto Federal De Santa Catarina(IFSC), e da Universidade Federal de Pelotas ( UFPel), possui ainda diversos cursos técnicos.
Destaca-se a importância da existência de uma via de mão dupla entre a
Universidade e a Escola Pública, que contribua por um lado, para uma melhor formação dos professores de Matemática da rede pública e por outro lado, propicie um melhor conhecimento da situação do ensino pelos acadêmicos dos cursos de graduação.
Considerando que a teoria e a prática constituem elementos essenciais na formação do professor, este curso visa proporcionar aos acadêmicos do 7º semestre do curso de matemática um contato direto com alunos e suas necessidades.
3. Objetivos
- Proporcionar aos acadêmicos do curso de matemática um espaço em que possam vivenciar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação;
- Subsidiar os alunos oriundos de escola pública para que possam enfrentar concursos públicos ou vestibulares com uma boa base do ensino de Matemática do Ensino Médio, estabelecendo uma visão geral dos conteúdos e as relações com os conteúdos do Ensino Fundamental;
- Desenvolver uma abordagem da Educação Matemática que considere o saber pensar no processo ensino-aprendizagem, através de projetos e atividades de ensino que enfatizam o desenvolvimento conceitual dos conteúdos tratados no Ensino Médio;
- Estimular a investigação e a busca de soluções para problemas práticos que utilizem a Matemática como ferramenta de apoio;
- Ter uma visão geral das múltiplas ferramentas de informação e comunicação que podem ser usadas no ensino-aprendizagem de Matemática (jornais, revistas, vídeo, Internet, softwares educacionais e outros);
- Compreender a avaliação da aprendizagem como um instrumento de acompanhamento da aprendizagem do aluno e do trabalho do professor.
4. Conteúdo:
-Tópicos do ensino fundamental
- Funções
- Exponencial e Logaritmos
- Sequências
- Geometria Plana
- Geometria Espacial
- Trigonometria
- Matrizes e Determinantes
- Sistemas de Equações
- Análise Combinatória
- Polinômios
-Noções de Estatística
5. Metodologia
O curso será desenvolvido no pólo da Universidade Aberta do Brasil, as aulas serão ministradas pelos acadêmicos do 7º semestre do curso de matemática sob a supervisão de um professor tutor e poderão participar do curso todas as pessoas da comunidade que sejam oriundas de escola pública.
O curso se desenvolverá em 20 encontros, com três horas/aula em cada, nos quais serão abordados os principais conteúdos de matemática do Ensino Médio com ênfase em concursos públicos.
Carga horária: 60 horas/aula (03 horas/aula por sábado, total 20 sábados).
Clientela: Alunos oriundos de escolas públicas
Total de alunos: 24
Período: junho a outubro de 2011
Início do Curso: 04/06/2011
Dias / Horário: Aos sábados, das 13h30min às 16h
Local de realização: Pólo da Universidade Aberta do Brasil em Cachoeira do Sul
Responsável: Profª tutora Édila Dutra
2. Introdução
O Ministério da Educação e as secretarias de educação, vem concentrando seus esforços no sentido de oferecer à população uma escola pública de qualidade. Em decorrência disto, faz-se necessário a formação adequada e o aprimoramento constante dos professores das redes de ensino.
Foi visando proporcionar a estes profissionais uma formação de qualidade e acessível que o Ministério da Educação criou a Universidade Aberta do Brasil (UAB), com pólos em grande parte dos municípios brasileiros.
Estes pólos da UAB tem sido um lugar privilegiado de formação de professores, contando com as mais renomadas universidades federais e no pólo de Cachoeira dos Sul não é diferente, possui cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Instituto Federal De Santa Catarina(IFSC), e da Universidade Federal de Pelotas ( UFPel), possui ainda diversos cursos técnicos.
Destaca-se a importância da existência de uma via de mão dupla entre a
Universidade e a Escola Pública, que contribua por um lado, para uma melhor formação dos professores de Matemática da rede pública e por outro lado, propicie um melhor conhecimento da situação do ensino pelos acadêmicos dos cursos de graduação.
Considerando que a teoria e a prática constituem elementos essenciais na formação do professor, este curso visa proporcionar aos acadêmicos do 7º semestre do curso de matemática um contato direto com alunos e suas necessidades.
3. Objetivos
- Proporcionar aos acadêmicos do curso de matemática um espaço em que possam vivenciar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação;
- Subsidiar os alunos oriundos de escola pública para que possam enfrentar concursos públicos ou vestibulares com uma boa base do ensino de Matemática do Ensino Médio, estabelecendo uma visão geral dos conteúdos e as relações com os conteúdos do Ensino Fundamental;
- Desenvolver uma abordagem da Educação Matemática que considere o saber pensar no processo ensino-aprendizagem, através de projetos e atividades de ensino que enfatizam o desenvolvimento conceitual dos conteúdos tratados no Ensino Médio;
- Estimular a investigação e a busca de soluções para problemas práticos que utilizem a Matemática como ferramenta de apoio;
- Ter uma visão geral das múltiplas ferramentas de informação e comunicação que podem ser usadas no ensino-aprendizagem de Matemática (jornais, revistas, vídeo, Internet, softwares educacionais e outros);
- Compreender a avaliação da aprendizagem como um instrumento de acompanhamento da aprendizagem do aluno e do trabalho do professor.
4. Conteúdo:
-Tópicos do ensino fundamental
- Funções
- Exponencial e Logaritmos
- Sequências
- Geometria Plana
- Geometria Espacial
- Trigonometria
- Matrizes e Determinantes
- Sistemas de Equações
- Análise Combinatória
- Polinômios
-Noções de Estatística
5. Metodologia
O curso será desenvolvido no pólo da Universidade Aberta do Brasil, as aulas serão ministradas pelos acadêmicos do 7º semestre do curso de matemática sob a supervisão de um professor tutor e poderão participar do curso todas as pessoas da comunidade que sejam oriundas de escola pública.
O curso se desenvolverá em 20 encontros, com três horas/aula em cada, nos quais serão abordados os principais conteúdos de matemática do Ensino Médio com ênfase em concursos públicos.
Desejo muito sucesso e parabenizo pela iniciativa. bjos
ResponderExcluirEliana Povoas