segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ufrgs e Furg vêm com tudo em 2013


Instituições trarão sete novos cursos a distância para a UAB de Cachoeira do Sul 

Luis Bacedoni.
Biblioteca do polo da UAB: instituições federais apostam em CachoeiraBiblioteca do polo da UAB: instituições federais apostam em Cachoeira
Com mais de 1.400 estudantes matriculados no ano passado, o polo de ensino a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Cachoeira do Sul ganhará nove novos cursos em 2013, sendo que sete deles serão ministrados por duas importantes instituições superiores do estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Universidade Federal de Rio Grande (Furg).
Os novos cursos já estão confirmados no espaço virtual da UAB na internet e entre as novidades estão a licenciatura de Música da Ufrgs, umas das modalidades mais aguardadas por estudantes de Cachoeira do Sul e outros municípios da região. O curso iniciará em agosto, destacou a coordenadora do complexo UAB/Escola Técnica do Brasil (E-tec), Rosane Brendler.
BACHARELADO – Outra novidade da Ufrgs para Cachoeira do Sul é o bacharelado do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (Plageder). Serão oferecidas 50 vagas a partir do mês de agosto, informou a coordenadora do polo. “Essa é uma modalidade que sempre tem grande procura”, destacou Rosane.
A Furg também pretende investir pesado na EAD cachoeirense em 2013, implantando três cursos, um deles na área de licenciatura. “Teremos Ciências a partir de agosto”, anunciou a coordenadora da UAB/E-tec. Além disso haverá novidades na grade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que já está presente no polo com o curso de Letras.
 EAD acelera qualificação da mão de obra
O ensino a distância está modificando rapidamente o perfil da mão de obra em Cachoeira do Sul nas mais diversas áreas. Além das graduações oferecidas pela UAB, o sistema é adotado também na Escola Técnica do Brasil (E-tec), considerada um espaço de qualificação profissional, destacou a coordenadora Rosane Brendler.
"Em pouco tempo o mercado vai sentir os efeitos do ensino técnico que está consolidado na cidade", destacou ela. O técnico em informática Gerson Bugs, 31 anos, é um bom exemplo de profissional que está prestes a dar um passo importante em sua carreira.
Em breve Bugs deixará de ser apenas o cara que conserta computadores para ser um criador de programas para o mundo virtual (softwares). Ele está concluindo o curso técnico de Informática para a Internet, ministrado no polo da UAB pelo Instituto Federal de Rio Grande (IFRS).
PROJETO – O professor-tutor Nelton Cereta, que veio de Itaqui para auxiliar Gerson a finalizar o projeto de conclusão de curso, reconheceu que a modalidade não é nada fácil. Dos 45 alunos matriculados no curso, só quatro se formarão neste ano. Os demais desistiram ou foram reprovados.
“As pessoas ingressam no curso achando que é uma coisa e no decorrer dele se deparam com outra”, explicou Cereta, revelando um dos motivos para o grande número de baixas no técnico de Informática para Internet. “Alguns pensam que aqui vão ensinar a acessar o Facebook e outros sites e não é nada disso”, esclareceu o estudante Gerson Bugs, que está satisfeito com a nova fase de sua carreira profissional.
 

PARA SABER MAIS
Novidades na UAB para 2013
Curso Instituição Vagas Início
Plageder – Des. Rural (Bacharelado) Ufrgs 50 Agosto
Música (Licenciatura) Ufrgs 25 Agosto
Mediadores de Leitura (Aperfeiçoamento) Ufrgs 45 Março
Matemática (Mídias digitais) Ufrgs 30 Março
Matemática (Especialização/Professor) Furg 30 Março
Ciências (Licenciatura) Furg 25 Agosto
Aplicações na Web (Especialização) Furg 25 Agosto
Gestão Pública (Especialização) UFSM 30 Março
Gestão em Saúde (Especialização) UFSM 30 Indefinido
 

IMPORTANTE
No polo E-tec/Cachoeira, o curso de técnico em Biblioteconomia iniciará em agosto, com 30 vagas disponíveis em Cachoeira do Sul. Ele será ministrado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com sede em Porto Alegre.
 

UAB tenta salvar Gestão em Saúde
A coordenação do polo da UAB/Cachoeira corre contra o tempo para salvar o curso de Gestão em Saúde que a UFSM pretende ministrar em Cachoeira do Sul. O prazo de inscrições se encerrou e apenas 18 candidatos se inscreveram para a modalidade. Para que o curso, que conta com 30 vagas, seja aberto é necessário que haja no mínimo 24 inscritos, alertou a coordenadora da UAB, Rosane Brendler, que renegocia a prorrogação da inscrição para tentar assegurar o curso. O ensino no polo é totalmente gratuito.


Bugs com o professor Cereta: do conserto de computadores para a criação de softwares
http://www.jornaldopovo.com.br/site/noticias_interna.php?intIdConteudo=179535




Nenhum comentário:

Postar um comentário