quinta-feira, 14 de junho de 2012

Câmara aprova criação de 500 mil bolsas de estudo

http://sistema103.com/103/noticias/85797/.html


Câmara aprova criação de 500 mil bolsas de estudo

Em todo o Brasil serão mais de R$ 17 bilhões de reais em bolsas para estudantes de escolas públicas


Foto: Ascom Deputado Pedro Uczai
A Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa terça-feira (13) a Medida Provisória (MP) 559/2012 que, entre outras matérias, cria o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (PROIES). A criação do PROIES foi sugerida pelo relator da MP, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), e transforma as dívidas tributárias das universidades em bolsas de estudos. Em todo o Brasil serão mais de 500 mil bolsas de estudo para jovens oriundos das escolas públicas.
Com a aprovação da matéria, para Santa Catarina foi garantido R$ 1 bilhão de reais em bolsas em todas as universidades comunitárias. “Resolvemos o passado das nossas universidades comunitárias da melhor forma, garantindo mais bolsas de estudo para que os nossos jovens possam ter a oportunidade de fazer uma faculdade”, comemorou Uczai.
Com o PROIES será permitido ainda que as universidades renovem os convênios com o Programa Universidade para Todos (PROUNI), que já concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de baixa renda. “Sem o PROIES as nossas universidades não poderiam aderir ao PROUNI, pois não teriam a negativa de divida com a União, o que impediria muitos de nossos estudantes bolsistas continuarem suas faculdades”, destaca o relator.
A votação foi acompanhada por mais de 400 estudantes das universidades comunitárias de Santa Catarina, que viajaram mais de 30 horas para pressionar os parlamentares pela aprovação da MP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário