quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cineclube na UAB: A Rebelião dos Pinguins


A Rebelião dos Pinguins - estudantes secundaristas chilenos

O documentário de Carlos Pronzato é o registro da luta dos estudantes secundaristas chilenos contra o sistema. Em maio de 2006, o Chile presenciou o surgimento e o amadurecimento do movimento de estudantes secundaristas, que configuraram um processo bastante original de luta, com mais de um milhão de estudantes mobilizados em todo o território nacional.
Com protestos de rua e principalmente ocupações de colégios, exigindo não só melhoras na educação, mas também mudanças estruturais no país, os “pinguins”, como são conhecidos os estudantes secundaristas no Chile, se tornaram a nova força mobilizadora da nação.
---
Carlos Pronzato, militante anti-globalizacão e realizador de cinema, retrata a efervescência das lutas populares na América Latina e acompanha a trajetória de diversos movimentos sociais.
---
O Cinezine Cineclube (www.cinezine.com.br) orgulha-se em ter recebido das mãos do diretor argentino, uma série de sete documentários que formam o ciclo de cinema sobre "transformação social" na programação do cineclube. Já foram exibidos "Até Oxalá vai a Guerra" e "O Panelaço – A Rebelião Argentina", nos meses de Fevereiro e Março, respectivamente.

A programação do cineclube na UAB, conta com o apoio do Pólo, Centro de Inovação Social e CMJ. As atividades seguem até Dezembro com sessões de filmes e documentários na primeira segunda-feira de cada mês, às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário